Início GERAL Abilio e embaixador da Ucrânia discutem projeto para “cidades irmãs”

Abilio e embaixador da Ucrânia discutem projeto para “cidades irmãs”

5
0



O prefeito Abilio Brunini (PL) assumiu o compromisso de fortalecer a atenção à saúde mental em Cuiabá e ampliar o atendimento da Unidade de Referência em Práticas Integrativas Complementares da Saúde (URPICS), localizada no Horto Florestal. A articulação foi proposta pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), que relatou a reunião com o prefeito.
Brunini se comprometeu a visitar a URPICS para conhecer de perto o trabalho realizado e buscar soluções para fortalecer a unidade. “O prefeito Abílio fez o compromisso de conhecer a unidade, para que ela possa se fortalecer e continuar fazendo esse trabalho que hoje impacta a vida de cerca de mil pacientes por mês e pode impactar a vida de muito mais pessoas”, afirmou Maysa Leão.
A vereadora destacou que a URPICS ficou oito anos abandonada pela gestão anterior e foi “adotada” por seu gabinete. Participaram da reunião, além da vereadora e do prefeito, o secretário de Meio Ambiente, José Afonso Botura Portocarrero, e as servidoras da unidade, Flávia Dias e Talizia Hirooka de Medeiros.
Maysa Leão conheceu a URPICS por meio do projeto de acolhimento a mães atípicas, que oferece atendimento individual e roda terapêutica. “Eu conheci a URPICS, através do projeto de acolhimento às mães atípicas, além do atendimento individual acontece uma roda terapêutica que acolhe mães atípicas, que muitas vezes estão adoecidas e costumam ficar em segundo plano, por falta de acesso ao atendimento de saúde mental”, relatou a vereadora, que é mãe atípica de João Lucas.
A reunião abordou a estruturação da URPICS, visando garantir um espaço adequado para seu funcionamento, seja no Horto Florestal ou em outro parque com ambiente natural. A vereadora ressaltou que as atividades oferecidas pela unidade fazem parte do programa de terapias integrativas do Ministério da Saúde e podem reduzir a demanda por atendimentos psiquiátricos de emergência nas UPAs. “A saúde mental em Cuiabá pede socorro”, alertou Maysa Leão.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui