Recentemente, os diretores Thierry Frémaux e Iris Knobloch anunciaram a aguardada seleção oficial da mostra Un Certain Regard, uma das mais prestigiadas seções paralelas do Festival de Cannes. Entre os 16 filmes selecionados para a 78ª edição do festival está o longa O Riso e a Faca (título internacional: I Only Rest in the Storm), uma coprodução entre Brasil, Portugal, Romênia e França.
Dirigido pelo cineasta português Pedro Pinho e produzido pela brasileira Tatiana Leite, com direção de fotografia de Ivo Lopes Araújo, o longa reúne 31 profissionais do audiovisual brasileiro, entre equipe técnica, criativa e de atores. A estreia mundial será realizada durante o Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 13 e 24 de maio de 2025, na França.
“É motivo de orgulho ver o Brasil presente em mais uma mostra tão relevante do Festival de Cannes através dessa coprodução. O Riso e a Faca representa não apenas a qualidade do nosso audiovisual, mas também o potencial criativo que emerge das parcerias internacionais. Esse reconhecimento é reflexo do talento dos nossos profissionais e da potência das nossas histórias quando ganham o mundo”, afirma Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura.
MostraA Un Certain Regard busca destacar filmes ousados, inovadores e com propostas narrativas distintas. Ao lado da competição principal, essa seleção funciona como uma vitrine para diretores emergentes e para obras que abordam temas contemporâneos com sensibilidade e originalidade. Ser incluído nessa programação é um importante reconhecimento para os profissionais envolvidos e abre portas para o filme em circuitos de exibição ao redor do mundo.
País de Honra no Marché du Film 2025A edição de 2025 do Festival de Cannes também marca um momento histórico para o país: o Brasil será o País de Honra no Marché du Film, maior mercado de cinema do mundo, que ocorre paralelamente ao festival. Como parte das ações oficiais, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), lançou o Edital de Circulação – Brasil País de Honra – Marché du Film 2025. Inicialmente previsto para contemplar 30 participantes, o edital foi suplementado e selecionou 33 profissionais do audiovisual brasileiro para integrar os programas especiais do evento, que ocorre de 13 a 21 de maio, em Cannes.
Curtas brasileiros também ganham espaço: “Samba Infinito” na Semana da CríticaEntre os destaques da Semana da Crítica — tradicional seção paralela do Festival de Cannes voltada a primeiros e segundos filmes — está o curta-metragem brasileiro Samba Infinito, dirigido por Leonardo Martinelli. A obra, ambientada durante o Carnaval no Rio de Janeiro, acompanha a trajetória de Gil, um bibliotecário, em meio a uma narrativa pulsante que mistura política, música e identidade. Selecionado entre mais de 2.300 inscritos, o filme integra uma curadoria que revela novos talentos do cinema mundial e reafirma a capacidade do Brasil de contar histórias impactantes e esteticamente ousadas também no formato curta.
“O Agente Secreto”A participação brasileira ganha ainda mais destaque com a seleção do longa-metragem O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, na Competição Oficial do Festival de Cannes. Esta é a terceira vez que o diretor disputa a Palma de Ouro, consolidando sua trajetória internacional. A presença expressiva do Brasil nesta edição do festival reafirma o impacto das políticas públicas de fomento ao audiovisual, como o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), além da importância da coprodução internacional, com a França sendo um dos maiores copatrocinadores de obras brasileiras.