A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) segue intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti e realizará, neste sábado (6), um grande mutirão na região do CPA 2. A mobilização faz parte de um esforço emergencial contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Durante a ação, 4.194 imóveis serão vistoriados pelos agentes de endemias. Leia também:
Mutirão contra dengue no final de semana visitou mais 7,7 mil imóveis na região do Pedra 90A iniciativa integra um amplo trabalho realizado ao longo da semana, no qual quase 300 agentes de endemias percorreram os bairros Parque Cuiabá, Dr. Fábio 1 e 2 e Altos da Serra. No total, 19.349 imóveis foram vistoriados, resultando em ações de eliminação de criadouros e conscientização da população.Desde o início dos mutirões, em fevereiro, mais de 53 mil imóveis já foram visitados e trabalhados. Durante essas operações, diversos imóveis foram notificados devido ao acúmulo inadequado de lixo e materiais inservíveis, considerados potenciais criadouros do mosquito. Além disso, bloqueios sanitários foram realizados em 80 residências para conter a proliferação do vetor.A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância da mobilização e da participação da população no combate ao Aedes aegypti. “Estamos diante de uma epidemia e precisamos agir de forma intensa e coordenada. Os mutirões são fundamentais para eliminar focos do mosquito, mas a colaboração dos moradores é essencial para evitar novos criadouros.”A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, reforçou a necessidade de um trabalho conjunto e contínuo: “Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de imóveis e conscientizar a população sobre a importância da prevenção. O apoio dos agentes, juntamente com os órgãos municipais envolvidos, fortalece nossas ações e nos ajuda a evitar o aumento dos casos.”Ações desenvolvidas no mutirão:
• Vistoria em 100% dos imóveis do bairro;
• Tratamento de todos os criadouros não removíveis;
• Orientação aos moradores sobre prevenção e sintomas das doenças;
• Atendimento de pacientes com sintomas suspeitos nas Unidades Básicas de Saúde do CPA 2;
• Vacinação para crianças de 10 a 14 anos;
• Limpeza de bolsões de lixo e terrenos baldios;
• Notificação de imóveis com acúmulo de sujeira;
• Ações intersetoriais com a participação da Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Meio Ambiente, Obras e outros órgãos municipais.Durante a ação, a Unidades Básicas de Saúde (UBS) do CPA 2 funcionará até o meio-dia, oferecendo atendimento a pacientes com sintomas suspeitos de dengue e zika, além da distribuição de medicamentos e aplicação de vacinas para crianças entre 10 e 14 anos.A SMS reforça o pedido para que os moradores colaborem permitindo a entrada dos agentes em suas residências e eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito. O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade coletiva, e a participação de todos é essencial para evitar uma epidemia.Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aquiAssine nossa conta no YouTube, clique aqui