O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) anunciou na manhã desta quarta-feira (2) a nomeação de Amauri Monge Fernandes como novo secretário municipal de Educação.
Cuiabá perdeu muito por não ter um bom relacionamento [com o Estado]. Não só financeiramente, mas em parcerias e estratégias
Ele assume a pasta após a demissão da Evanilda Solange Dias, cuja saída foi divulgada em primeira mão pelo MidiaNews.
De acordo com Abilio, uma das prioridades de Amauri será fortalecer a relação entre a gestão municipal e o Governo do Estado. O vínculo estava fragilizado nos últimos anos devido ao embate político entre o governador Mauro Mendes (União Brasil) e o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Durante o anúncio, Abilio afirmou que a reaproximação deve melhorar a qualidade da educação no município.
“Nós precisamos ampliar nossas relações com o Governo do Estado na área da Educação. O município perdeu muito por não ter um bom relacionamento. Não só financeiramente, mas também em parcerias e estratégias”, afirmou o prefeito em coletiva à imprensa.
“O aluno do município de Cuiabá vai para a rede estadual e sai da educação municipal sem estar com suas capacidades plenamente desenvolvidas. Isso gera um atraso de aprendizado que impacta o Estado e, consequentemente, a universidade. Precisamos mudar esse cenário”, completou.
O novo secretário era adjunto na Secretária de Estado de Educação, comandada por Alan Porto.
Sem influência política
Abilio afirmou que pediu a cessão de Amauri diretamente ao governador Mauro Mendes e ao secretário Alan Porto, visando garantir essa aproximação estratégica. Ele disse, porém, que a escolha de Amauri teve motivação política.
“O Amauri não vem por indicação política, mas pelo currículo, pela capacidade técnica e para auxiliar Cuiabá no seu desenvolvimento educacional”, afirmou.
Amauri assumiu como adjunto na Educação de Cuiabá no último dia 19. Ele é um nome ligado ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e ajudou na reestruturação da Educação do Estado.
Veja:
Leia mais sobre o assunto:
Abilio nomeia adjuntos; aliado de Pivetta vai para a Educação
Com 90 dias de gestão, Abilio demite secretária de Educação