A mais longeva mostra de dança de Mato Grosso está de volta, e nesta edição, busca inspiração na exuberante natureza do estado. Com o tema “Movimento do Cerrado”, a XVII Mostra de Dança de Mato Grosso celebra a força e a beleza do bioma predominante na capital, com uma programação plural que reflete sua sociobiodiversidade, cores e sons.
Nos dias 5 e 6 de abril, o palco do Cine Teatro Cuiabá se transforma em um mosaico de ritmos e estilos, com apresentações de balé clássico, jazz, dança contemporânea, de salão, do ventre, de rua e danças populares. Bailarinas e bailarinos das categorias Infantil, Juvenil e Adulto se revezam no palco a partir das 19h, com entrada gratuita. O público poderá conferir mais de 50 trabalhos coreográficos, apresentados por 19 grupos, totalizando mais de 270 artistas participantes.
O diretor e produtor artístico da mostra, Kelson Panosso, destaca que esta edição propõe um diálogo com a territorialidade mato-grossense, com ênfase nos três biomas do estado. “A ideia é incentivar a produção de espetáculos que tenham como tema a regionalidade do nosso estado. Nos próximos anos, a inspiração virá do Pantanal e também da Amazônia. Por fim, todos os temas compõem um grande evento de celebração de 20 anos da mostra”, explica.
Homenagem a Cuiabá
Em 2025, às vésperas da comemoração dos 306 anos de Cuiabá, no dia 8 de abril, a mostra presenteia a cidade com um espetáculo especial: “Pés cuiabanos”, da companhia D´Santos.
À frente do grupo, Elthon dos Santos adianta que o espetáculo começa com um momento alusivo ao rio Cuiabá e à população ribeirinha, cujas vidas por anos foram sustentadas pela pesca e artesanato. “Essa produção destaca a importância dessas tradições ancestrais, preservadas até os dias de hoje”, conta. O espetáculo retrata ainda a religiosidade, manifestações populares como o siriri e cururu, e encerra com um grande baile ritmado pelo lambadão e rasqueado.
Fortalecimento da Cena Local
A presidente da Cidarta, Maria Hercilia Panosso, ressalta que a Mostra de Dança de Mato Grosso tem sido fundamental para o desenvolvimento da cena local ao longo dos anos, sendo uma plataforma de visibilidade para uma vasta gama de modalidades. “Ao incluir diferentes estilos, desde o balé clássico até as danças urbanas e populares, a Mostra se torna um ponto de encontro e intercâmbio de diversas culturas e técnicas. Isso ajuda a fortalecer a comunidade da dança e a abrir portas para novas oportunidades de profissionais e grupos locais”, afirma.
Formação e Intercâmbio
Além das apresentações, a Mostra de Dança de Mato Grosso também se destaca por ofertar formação a artistas locais e promover intercâmbio. Oficinas e workshops trazem convidados especiais a Cuiabá nos dias que antecedem a mostra.
Entre os convidados, estão o diretor artístico do Malosá Studio de Dança, André Malosa; o bailarino e gestor cultural, Vinicius Ferreira, que ministrará conteúdo sobre dança contemporânea; e Thadeo Carvalho, que ministrará curso de Pas de Deux e trará os bailarinos Bruno Marques e Vitoria Sfeir, de sua companhia, para uma apresentação especial durante a mostra.
A Mostra de Dança de Mato Grosso tem incentivo do Governo estadual, via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e conta com apoio cultural do Goiabeiras Shopping, Cine Teatro Cuiabá, Teatro Zulmira Canavarros e Instituto Canopus.
Serviço
XVII Mostra de Dança de Mato GrossoDias: 5 e 6 de abril de 2025Local: Cine Teatro CuiabáHorário: A partir das 19hEntrada: Gratuita (sem necessidade de retirada de ingresso)Informações: (65) 99943-7748 | @cidartaoficial