O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, classificou como “o maior leilão de concessão de rodovias estaduais da história” o certame que ocorreu na sexta-feira (4) na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
O Governo do Estado concedeu à iniciativa privada um total de 1.308 quilômetros, correspondentes a quatro trechos de rodovias.
Foi briga pra cá, briga pra lá. E nós saímos vencedores
“Mato Grosso está bonito no pedaço, porque fez o maior leilão rodoviário da história do Brasil. Leiloou 1.308 quilômetros num dia só. Foi briga pra cá, briga pra lá. E nós saímos vencedores”, afirmou o secretário.
Os trechos leiloados abrangem rodovias que conectam Juara a Tapurah, Nova Mutum a Campo Novo do Parecis, Paranatinga a Canarana e Brasnorte a Castanheira. As concessões terão validade de 30 anos, garantindo investimentos na infraestrutura viária do Estado.
Para Oliveira, o leilão é reflexo do avanço econômico de Mato Grosso. “Isso é sinal da pujança desse Estado, sinal de que esse Estado está crescendo, sinal de que esse Estado vai continuar crescendo”, afirmou.
Apesar do sucesso do leilão, dois lotes foram retirados para novas avaliações. Segundo Marcelo de Oliveira, o primeiro problema ocorreu devido a questionamentos sobre a interseção entre rodovia e ferrovia, situação que não representa um problema para a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).
Isso é sinal da pujança desse estado, sinal de que esse estado está crescendo, sinal de que esse estado vai continuar crescendo
O outro lote foi suspenso por dúvidas em relação à duplicação da BR-163, especificamente no trecho entre Rosário do Oeste e Várzea Grande.
“Estamos reanalisando, pois há muitas perguntas sobre a conclusão da BR-163, que poderia tirar muito tráfego da rodovia”, explicou o secretário.
Os lotes que serão reanalisados são o 3: que compreende 161 km das MTs 010/246/401/402 nos municípios de Cuiabá, Acorizal, Jangada e Rosário Oeste; e o 6: MT-020/140/225/244/251 entre Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Nova Ubiratã, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso e Vera.
Aumento da safra
O secretário destacou ainda os investimentos do governo Mauro Mendes (União) na infraestrutura para escoamento da produção agropecuária.
“Nós demos atenção especial à agricultura familiar, com atenção especial principalmente nas rodovias municipais, ajudando os municípios com equipamento, com aduelas, com bueiros tubulares. E atenção especial às rodovias estaduais com pontos de concreto e pavimentação”, disse.
O resultado, segundo ele, é um aumento expressivo na produção agropecuária: “Não é à toa que em 2019 saímos de 64 milhões de toneladas e vamos entrar nessa safra 2024/2025 com mais de 100 milhões de toneladas. Isso representa o quê? Pujança”.
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