Seis lotes com trechos de rodovias estaduais de Mato Grosso vão a leilão nesta sexta-feira (14) na B3, Bolsa de Valores de São Paulo. Serão concedidos 2.104 quilômetros de trechos de estradas, com um investimento (capex) previsto de quase R$ 8 bilhões ao longo dos 30 anos de vigência dos contratos.
Os maiores aportes estão previstos para o lote 2, entre as cidades de Nova Mutum e Campo Novo do Parecis, com investimentos de R$ 1,8 bilhão, e para o lote 6, entre Campo Verde e Sinop, com previsão de R$ 1,7 bilhão.
Segundo o governo estadual, o foco deste leilão é garantir a manutenção das estradas, que estão ligadas a 17 cidades estratégicas para o agronegócio.
“As concessões fazem parte de uma estratégia do governo do Estado para garantir a manutenção das rodovias já asfaltadas, permitindo que os recursos públicos sejam destinados para novas obras, melhorando a logística de transporte”, diz a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística).
O leilão seguirá o critério de menor valor de tarifa de pedágio combinado com uma curva de aportes. Ou seja, maior o desconto oferecido ao usuário na praça de pedágio e maior cifra investida.
Os editais do leilão também estabelecem um valor máximo de pedágio, que serve como referência para os descontos que serão oferecidos pelas empresas.
Entre os seis lotes, o ponto de partida mais barato é de R$ 10,72, do lote 2, entre Mutum e Campo Novo do Parecis. A tarifa máxima mais cara, de R$ 13,37, está no lote 8, entre os municípios de Brasnorte a Castanheira.
Os interessados tinham até o dia 11 de março para encaminhar os envelopes com as propostas de preços, que serão conhecidas nesta sexta.
Atualmente há dez contratos de pedágio em vigor em rodovias estaduais de Mato Grosso três deles foram firmados em 2020, na gestão Mauro Mendes (União Brasil), reeleito em 2022. No total, os atuais contratos abrangem 1.417 quilômetros de extensão.
O Governo de Mato Grosso informou que há estudos em andamento para a concessão de mais trechos rodoviários para o setor privado ainda na atual gestão.