A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), elucidou uma ocorrência que ganhou repercussão nas redes sociais no último domingo (2.3): o suposto furto de três cachorros no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Após investigações, foi constatado que não houve intenção de furto, mas sim um resgate realizado por uma mulher, proprietária de uma ONG, que encontrou os animais soltos na rua.
O caso mobilizou a internet após os tutores dos cães das raças Akita, Husky e Shih Tzu pedirem ajuda para localizá-los. As primeiras informações indicavam que um veículo preto havia parado em frente à residência da família, levado os cachorros e fugido.
Prontamente, a Dema iniciou as diligências, analisando imagens e ouvindo testemunhas, o que levou à identificação da mulher que recolheu os animais. Em depoimento à polícia, a proprietária da ONG relatou ter encontrado os três cachorros na rua e, acreditando que haviam sido abandonados, os encaminhou para uma clínica veterinária para exames. Como não foram constatados sinais de maus-tratos, ela decidiu abrigá-los em sua ONG, com o objetivo de retirá-los da rua.
A família dos cachorros informou que, em um momento de descuido, os animais escaparam e ficaram nas proximidades da residência, onde foram encontrados pela mulher da ONG, dando origem ao mal-entendido.
O delegado responsável pelo caso, Guilherme Pompeo, ressaltou que o esclarecimento dos fatos permitiu a rápida localização e devolução dos animais aos seus tutores, que já providenciaram a instalação de uma grade de proteção para evitar novas fugas.
“Constatamos que a situação se tratou de um mal-entendido. Os animais foram recuperados, sem necessidade de instauração de procedimento criminal”, explicou o delegado Pompeo. O caso foi encerrado com a feliz reunião dos cachorros e seus donos.