Início GERAL Mais de 100 idosos do Projeto “Vida Plena” visitam o Aquário Museu...

Mais de 100 idosos do Projeto “Vida Plena” visitam o Aquário Museu do Rio

2
0



O Complexo Turístico do Aquário Municipal Justino Malheiros e o Museu do Rio Cuiabá, ambos localizados no bairro Porto, receberam nesta semana 100 idosos do projeto “Vida Plena” da Legião da Boa Vontade (LBV), que atende pessoas a partir de 60 anos na capital. As visitas aconteceram na terça-feira (24) e quinta-feira (27), nos períodos matutino e vespertino.
As visitas agendadas no Aquário Municipal são realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur).
Com entrada gratuita por determinação do prefeito Abilio Brunini, o aquário abriga cerca de dois mil peixes de 22 espécies provenientes dos biomas Amazônia, Pantanal, Cerrado, Nobres e dos afluentes do Rio Cuiabá.
Os idosos também fizeram um tour pelo Museu do Rio, onde observaram o artesanato cuiabano, as peças de arte sacra e a exposições fotográficas que retratam a história de Cuiabá.
Segundo o gestor social da LBV, Júnio Alcântara, a visita ao aquário foi uma escolha dos idosos que integram o projeto voltado para a convivência e o fortalecimento de vínculos, desenvolvido pela instituição em mais de 80 cidades do país. Ele afirmou que os dois grupos do projeto que visitaram o espaço na terça-feira (25) e quinta-feira (27) se sentiram felizes e acolhidos no local.
“Hoje, temos um total de 100 idosos que participam do serviço e, dentro das propostas sociais e educativas que a LBV desenvolve, estamos realizando essa visita ao aquário Municipal. Esta atividade faz parte do projeto de escolha deles neste mês, que é conhecer o território e o ambiente onde vivem. Para a instituição, é muito importante essa parceria com a Secretaria de Turismo e com vários outros parceiros que tornaram esse passeio possível. Senti a alegria de cada um deles ao compartilharem suas histórias”, afirmou Júnio.
Durante a visita ao Museu do Rio, os idosos relembraram a história de Cuiabá ao verem a exposição de fotos, identificando momentos como a chegada de familiares para trabalhar na usina. “Achei maravilhoso, um espaço muito lindo. Muitas lembranças da infância e da vivência aqui em Cuiabá”, disse dona Francinei Correia, de 66 anos.
Para dona Guimar Ferreira, moradora há 35 anos do bairro Carumbé, que não conhecia o local, a experiência ao lado dos amigos foi especial. “Como estou frequentando a LBV e surgiu esse passeio, eu falei: ‘Quero ir para conhecer’. Estou adorando. Eu, que não tenho com quem sair, fiquei muito feliz. Para ir ao banco ou fazer compras, vou sozinha, mas passear sozinha é sem graça. Eu gosto de companhia”, comentou.
Maria Socorro destacou a experiência como “única e maravilhosa”. Segundo ela, que visitou o espaço há 10 anos, o local está “muito bem cuidado e muito legal” em sua percepção atual.
A assistente social da LBV, Elisene Santos, ressaltou que o projeto evidencia as possibilidades que o território de Cuiabá oferece, como espaços culturais, de lazer e de participação social.
“Trabalhamos com os idosos a formação do pensamento crítico. Então, quando decidimos trazê-los ao aquário, sugerimos que observassem, além da beleza, tudo aquilo que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida. Fomos muito bem acolhidos aqui. A equipe de apoio e a gestão do espaço de turismo nos receberam com muita atenção e agradecemos essa receptividade”, concluiu Elisene Santos.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui