O ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro (PSD) avisou o Palácio do Planalto que pode deixar o cargo.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (25) pelo jornalista Daniel Rittner, da rede CNN. E confirmada pelo MidiaNews.
“O ministro disse que está disposto a sair do governo, entrega o cargo, na iminência de o governo criar um novo imposto de importação ou cotas de exportação de alimentos, por exemplo, a carne, a soja e etanol”, afirmou Rittner.
Ainda conforme o jornalista, Fávaro relatou a interlocutores que a possibilidade dessas medidas de “taxação” tem ganhado força tanto dentro do Palácio do Planalto quanto na bancada do PT no Congresso Nacional.
Apesar de citar a possível taxação como fator para sua eventual saída, Fávaro tem sofrido desgastes e já estava com o cargo a perigo desde o ano passado. Primeiro foi o Centrão quem pressionou para que o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP/AL) assumisse a cadeira em seu lugar.
Na semana passada, ele enfrentou nova crise, desta vez com o agronegócio, por conta da suspensão temporária das linhas de crédito subsidiadas do Plano Safra 2024/2025.
Apesar de o financiamento ter sido reestabelecido, a medida gerou atrito com a Frente Parlamentar da Pecuária (FPA), que estuda um rompimento político com o ministro.
O jornalista da CNN destacou que Fávaro minimizou o impacto desse desgaste com a FPA, indicando que poderia suportar essa tensão. “Até aí, eu aguento”, teria dito o ministro.
Veja o canal da CNN: