Ô de casa! Você é Cultura Viva? Com essa pergunta, o Pontão de Cultura AbraPalabra lançou nesta semana a campanha para mapear os Pontos de Cultura que desenvolvem ações ligadas a livro, leitura e literatura em todo o país. A identificação da rede faz parte uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e busca qualificar os dados do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, fortalecendo e conectando os coletivos e entidades que atuam com essa temática na Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).
“É um convite para que contem a sua história, a relação com essa temática, se são bibliotecas comunitárias, se não são, se têm acervo, quais as atividades realizam, se tem uma sede própria, se são itinerantes. A gente quer conhecer para depois fazer um grande mapa georreferenciado, em que as pessoas possam identificar e entender onde esses Pontos de Cultura estão”, explicou a presidente do Instituto AbraPalavra, Aline Cântia.
A primeira etapa do mapeamento é voltada para os coletivos e entidades já certificados como Pontos de Cultura pelo MinC. Os interessados devem preencher um questionário disponível neste link. O foco inicial é dar visibilidade aos espaços, equipes e ações, identificando ainda suas conquistas e desafios. Na segunda etapa, o objetivo será expandir a rede, com a mobilização de grupos que podem ingressar na Cultura Viva, como bibliotecas comunitárias, as batalhas de slam, os saraus e os contadores de história.
Estão envolvidos com a realização do mapeamento 20 Agentes Cultura Viva (jovens de 18 a 24 anos) de oito estados. O trabalho conta ainda com a parceria do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Divulgação
Integração
Nessa terça-feira (18), os representantes do AbraPalabra, sediado em Minas Gerais, estiveram em Brasília para debater com o MinC a transversalidade da Cultura Viva com as ações de Livro e Leitura, alémdo conceito de Pontos de Cultura, Pontos de Leitura e Bibliotecas Comunitárias. Estiveram presentes na reunião a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg; e o diretor da Política Nacional de Cultura Viva, João Pontes. Da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI), participaram o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Jeferson Assunção; e a coordenadora do Sistema Nacional e Bibliotecas Públicas, Marina de Lima Rabelo. O Instituto Cultural AbraPalavra foi representado pela presidente e o coordenador de projetos, Fernando Chagas.
Metas
O mapeamento dos Pontos de Cultura por estados e temáticas nacionais é uma das metas estabelecidas para as 42 entidades selecionadas pelo Ministério da Cultura no Edital de Fomento a Pontões de Cultura – a Cultura Viva do Tamanho de Brasil. O Instituto AbraPalavra integra essa rede como o Pontão Nacional Temático – Livro, Leitura e Literatura, e agrega os seguintes Pontos de Cultura em seu Comitê Gestor:
1. Ponto de Cultura Maloca – Chapecó/SC2. Ponto de Cultura SABIC – Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias de Belo Horizonte – Belo Horizonte/MG3. Ponto de Cultura Mucury – Catuji/MG4. Ponto de Cultura Teatro de Pesquisa – Belo Horizonte/MG5. Ponto de Cultura Centro Cultural Zé Amador – Presidente Figueiredo/AM6. Ponto de Cultura Beatos, em parceria com a Escola de Narradores – Crato/CE7. Ponto de Cultura Olha o Chico – Piaçabuçu/AL8. Ponto de Cultura Instituto Socioeducativo Juvenil – Trindade/GO
FONTE