O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) fez um apelo à população para que permita a entrada dos agentes de endemias em suas casas. O pedido ocorre em meio ao avanço dos casos de dengue e chikungunya na Capital.
Eu faço um apelo: deixe os agentes de endemia fazerem o seu trabalho
Segundo o painel da Secretaria de Estado de Saúde desta quinta-feira (20), Cuiabá já registrou 900 casos de dengue e 1.936 de chikungunya. Em relação há esta última, houve 11 mortes confirmadas na cidade.
“Os agentes estão trabalhando e eu preciso da ajuda da população. Muitas vezes o agente chega na porta da casa da pessoa, e ela não deixa entrar, não deixa fazer a verificação. A maioria dos casos de abordagem tem essa dificuldade”, declarou Abilio.
O prefeito ainda destacou que, em muitos casos, os próprios moradores que impedem a vistoria são os responsáveis por focos do mosquito Aedes aegypti.
“Às vezes, é esse morador que está com muitos focos contaminando uma parte da população. Eu faço um apelo: deixe os agentes de endemia fazerem o seu trabalho”, disse.
Além das vistorias, a prefeitura já notificou e multou imóveis onde foram encontrados criadouros do mosquito.
Segundo Abilio, há registros de proprietários de terrenos que já passaram por fiscalização. No entanto, por questões legais, a divulgação dessas notificações não pode ser feita publicamente.
“Têm piscinas abandonadas, obras privadas abandonadas. Existem diversos casos que já foram notificados e multados”, disse.
Os órgãos de Saúde Pública recomendam que os moradores façam a limpeza dos quintais e de locais onde possam ter água acumulada como forma de evitar a proliferação dos mosquitos. E também o uso de repelente para evitar a doença.
Leia mais sobre o assunto:
“Nunca tivemos um aumento tão grande; isso é preocupante”