Início GERAL TCE lança projeto para fortalecer governança ambiental e climática

TCE lança projeto para fortalecer governança ambiental e climática

6
0



A Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou nesta quarta-feira (19) o módulo “Meio Ambiente” do Radar de Controle Público do TCE”.
 
A ferramenta busca aumentar a transparência e a efetividade das políticas voltadas para esta área no estado. 
 
“Isso não apenas amplia a transparência da gestão pública, mas também possibilita a formulação de políticas mais assertivas para os próximos anos, baseadas em dados concretos. E nós temos urgência disso. O Planeta já vem dando inúmeros sinais de que o modelo de exploração que adotamos até hoje não serve mais”, destacou o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, que também preside a Comissão.  
 
O presidente apontou ainda a urgência de iniciativas que aliem a conservação dos biomas, o enfrentamento às mudanças climáticas e o combate à pobreza.

 
“O objetivo é orientar ações para a proteção dos nossos ecossistemas, do clima e também de combate à pobreza. Com isso, estamos fazendo justiça social, melhorando o acesso à água potável, saneamento, energia limpa e outros serviços”, explicou.  
 
O novo módulo foi anunciado pela secretário-executivo da Comissão, Adriangelo Antunes, durante o Encontro Mato-grossense de Municípios, realizado pelo TCE-MT e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), no Cenarium Rural.
 
A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (STI) e conta com uma série de gráficos e tabelas divididos em dez painéis. Entre as abas é possível verificar dados sobre os biomas do estado, a área desmatada, focos de incêndio, índice de atendimento de água, processos minerários e barragens minérios, por exemplo.  
 
Os dados são extraídos de bancos oficiais como Agência Nacional de Mineração (ANM), Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) e Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic).  
 
Vale destacar que o Radar de Controle Público do TCE-MT também monitora outros setores da gestão pública, como obras paralisadas, compras públicas e assistência social. Reconhecido por instituições de todo o Brasil, o instrumento também é um dos produtos do Tribunal certificados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o selo ISO 9001.
 
Meio Ambiente e Sustentabilidade
 
 Na ocasião, o secretário-executivo também lançou o Observatório, que é um trabalho um trabalho que irá monitorar em tempo real, juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), todas as ações realizadas em áreas públicas e privadas e suas consequências diretas ao meio ambiente. 
 
“Além disso, também anunciamos um grande evento para formação de Plano de Contingência. Será um grande trabalho para a capacitação das equipes dos municípios para captação e utilização dos recursos para minimizar os efeitos do aquecimento global”, declarou Adriangelo Antunes, que também fez um balanço dos trabalhos da Comissão.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui