O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) disse crer, nesta terça-feira (18), que o governador Mauro Mendes (União) poderá exercer influência significativa nas eleições presidenciais de 2026.
Tenho estado com ele [Mendes] em vários momentos no exterior, […] e tenho uma relação afinada com o governador
A declaração foi dada durante o Encontro Mato-grossense de Municípios, promovido pela Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) em Cuiabá.
Ao ser questionado sobre a possível participação de Mendes no cenário eleitoral nacional, Temer respondeu: “Sem dúvida. Essas coisas de política são mutáveis. A gente nunca sabe exatamente o que vai acontecer”.
O ex-mandatário também comentou que tem uma relação cordial com o governador, com quem tem se encontrado em eventos internacionais.
“Tenho estado com ele [Mendes] em vários momentos no exterior, em palestras que faço, em que ele tem comparecido, e tenho uma relação afinada com o governador”, disse.
A declaração de Temer ocorre em um contexto político em que os governadores de direita têm ganhado destaque, como o Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais) e Tarcísio de Freitas (São de Paulo).
Pesquisas nacionais apontam a alta da popularidade desses gestores, em contraste com a queda do atual presidente Lula (PT).
“Ainda é cedo”
Temer, no entanto, ponderou que ainda é cedo para fazer projeções para a eleição que ocorrerá em outubro de 2026.
“Essas coisas podem acontecer. Mas está distante, né?”, afirmou sobre 2026. “Tem muito tempo pela frente. Vamos aguardar”.