A reunião entre o prefeito Abilio Brunini (PL) e a bancada federal de Mato Grosso no Palácio Alencastro em busca de emendas teve um momento de tensão envolvendo a deputada federal Coronel Fernanda (PL) e a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade). O chefe do Executivo municipal precisou intervir.
Não adianta eu mandar de qualquer jeito sem o prefeito passar essa orientação, isso não vai ser resolvido no grito
A discussão começou quando a deputada pediu a Abilio uma relação com prioridades de bairros para receberem emendas para pavimentação asfáltica. A ideia é enviar emendas para asfaltar 100% dos bairros da Capital.
Abilio não viu necessidade e disse que para o envio de emendas isso não era necessário. O prefeito citou sua experiência como deputado até o fim do último ano e disse que a lista não era necessária.
Entretanto, o rito mudou devido a medidas de transparências impostas pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal. Agora, o Governo Federal só libera os recursos quando o deputado apresenta para qual projeto a emenda é destinada.
A deputada federal não gostou da fala do prefeito. Para piorar, a vereadora Baixinha Giraldelli se intrometeu na discussão citando regiões de seu bairro, o Pedra 90, que não têm pavimentação asfáltica e criticou o pedido de Fernanda. Esta rebateu a vereadora dizendo que ela ainda não sabe como funciona a nova regra.
“Cuiabá, todo mundo sabe, está quebrada, não tem dinheiro. Agora fazer projeto para onde vai [o dinheiro]? Eu já to falando, manda para o Pedra 90”, disse a vereadora.
“Baixinha, acho que você não está sabendo ainda das regras das emendas. Quando o prefeito me apresentar os bairros, vou chamar cada um dos deputados e apresentar. Por isso pedi que o prefeito definisse prioridade para a bancada. Não adianta eu mandar de qualquer jeito sem o prefeito passar essa orientação. Isso não vai ser resolvido no grito”, rebateu Fernanda.
A vereadora precisou ser “contida” pelo secretário Ananias Filho, que afastou o microfone, evitando uma tréplica. Ao assumir a palavra, Abilio pediu para que a vereadora não respondesse mais.
Veja o vídeo: