A Cia de Teatro Cena Onze, um dos pilares da cena cultural de Mato Grosso, completa 35 anos de história em 2025, marcados pela crença em sonhos e pela luta constante para concretizá-los. Para celebrar essa trajetória, um livro foi escrito em homenagem à companhia e será lançado no dia 20 de fevereiro, no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19h, com uma programação especial e entrada gratuita.
Um Olhar Sobre a História
O livro, que será distribuído gratuitamente, conta a história da Cena Onze sob a ótica do escritor e historiador João Carlos Ferreira e do fundador da companhia, o diretor e dramaturgo Flávio Ferreira, figura central na trajetória do grupo. A obra é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECITEC.
Publicado pela editora Memória Brasileira, o livro resgata a história de vida e a dedicação de Flávio Ferreira às artes cênicas, desde o final da década de 1980 até os dias atuais. A obra certamente cita nomes de elencos e peças marcantes, além de parcerias que extrapolam os palcos, alcançando o âmbito social e o ensino superior. Ao longo de seus 11 capítulos, que são chamados de “cenas”, o livro apresenta personagens icônicos das artes, tanto na dramaturgia quanto no contexto social, com fotos de Francisco Alves e Marcondes Araujo.
Teatro como ferramenta de transformação
Desde sua fundação, o Cena Onze se propôs a estudar o teatro como ferramenta de resgate da cidadania e de transformação social. O grupo sempre acreditou que o teatro potencializa a voz das minorias sociais e contribui para a educação emocional. Ao longo do tempo, a companhia se tornou uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em reconhecimento aos projetos sociais que desenvolvia.
Em suas três décadas e meia de existência, a Cena Onze montou mais de 40 espetáculos, sempre buscando a troca de conhecimentos e entendendo que a arte se faz com a permuta de saberes. “Estar junto de um grupo que olha para o social e trabalha fomentando políticas públicas, resgatando pessoas e que pensa o teatro político como fundamental para a transformação do país, nos traz um sentimento de realização”, afirma o diretor artístico do Cena Onze, Flávio Ferreira.
“Com o passar dos anos, nosso objetivo é buscar cada vez mais o aperfeiçoamento, procurar errar menos e manter a linha na área da educação, cultura e, principalmente, da cidadania. Entendemos que a cultura é um direito mais que constitucional, é um direito natural e continuaremos sempre a busca por esses valores”, completa o diretor.
Celebração Especial
Para o lançamento do livro, está sendo preparada uma celebração especial, com exposição de figurinos, fotografias e quadros de apresentações do Cena Onze, além de performances de trechos de peças marcantes e muita música.
Sobre o Cena Onze
A Associação Cultural Cena Onze surgiu em 1989, em Cuiabá e ao longo dos anos, foram dezenas de espetáculos encenados e mais de 5 mil alunos em cursos de teatro, dança, música, artesanato, pintura, entre outros.
Serviço
Lançamento do Livro: Cena Onze – 35 anosData: 20 de fevereiroHorário: A partir das 19hLocal: Cine Teatro CuiabáEntrada: Gratuita