Início GERAL Vale do Araguaia comemora licença ambiental para ferrovia FICO

Vale do Araguaia comemora licença ambiental para ferrovia FICO

13
0



O deputado Dr. Eugênio (PSB) classificou a licença emitida pelo Ibama para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como um marco que mudará a logística e o transporte na região do Vale do Araguaia.
A licença foi emitida na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para 365 km e publicada no Diário Oficial da União de 31/01/2025.
O Dr. Eugênio afirma que a ferrovia será entregue em 2028 e está sendo construída pela Vale. Em setembro de 2023, Dr. Eugênio e a então vice-prefeita, atual presidente da Câmara de Água Boa, Rejane Garcia (PSDB), visitaram o canteiro de obras da empresa em Goiás.
“A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um braço da Ferrovia Norte-Sul, que liga Mara Rosa (GO) à cidade de Água Boa, no Araguaia, com 383 km, teve toda a sua licença ambiental liberada e aprovada”, informou o deputado. “Nenhum empecilho pode mais atrasar essa obra”, comemora.

Modal de competitividade
Dr. Eugênio destaca que o modal ferroviário, por sua característica, mudará totalmente a competitividade e os custos para escoar a produção de soja, milho e minerais do Araguaia.
“A FICO será fundamental para interligarmos esse modal ferroviário, que é um dos mais baratos e vai mudar a logística e o transporte da nossa região do Araguaia”, descreve o deputado.
Ele agradeceu a dedicação e a decisão técnica do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pela liberação da licença para a obra.
“Agostinho, presidente do Ibama, muito obrigado. Há alguns dias, foi liberada a licença da BR-158, e agora a da FICO. Muito obrigado pela responsabilidade de ter liberado essa obra fundamental para o nosso Vale do Araguaia”, acrescentou Dr. Eugênio.
Na divisa de Goiás e Mato Grosso, as obras estão em andamento, tendo sido feitas as desapropriações. Informações sobre o andamento da obra podem ser conferidas no site www.infrasa.gov.br.
Sobre a FICO
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), identificada pelo Governo Federal como EF-354, é uma política de desenvolvimento logístico do Brasil que vai interligar as regiões produtoras do Médio-Norte e Nordeste de Mato Grosso, na região do Araguaia, aos portos do Norte do Brasil, em São Luís (MA), ou do Sudeste e Sul, em Santos (SP) e Paranaguá (PR).
O projeto da ferrovia compreende duas fases de construção: um trecho de 383 km de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT) e outro, ainda sem previsão de conclusão, de Água Boa (MT) até Lucas do Rio Verde (MT), com cerca de 557 km.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui