O deputado Dr. Eugênio (PSB) classificou a licença emitida pelo Ibama para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como um marco que mudará a logística e o transporte na região do Vale do Araguaia.
A licença foi emitida na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para 365 km e publicada no Diário Oficial da União de 31/01/2025.
O Dr. Eugênio afirma que a ferrovia será entregue em 2028 e está sendo construída pela Vale. Em setembro de 2023, Dr. Eugênio e a então vice-prefeita, atual presidente da Câmara de Água Boa, Rejane Garcia (PSDB), visitaram o canteiro de obras da empresa em Goiás.
“A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um braço da Ferrovia Norte-Sul, que liga Mara Rosa (GO) à cidade de Água Boa, no Araguaia, com 383 km, teve toda a sua licença ambiental liberada e aprovada”, informou o deputado. “Nenhum empecilho pode mais atrasar essa obra”, comemora.
Modal de competitividade
Dr. Eugênio destaca que o modal ferroviário, por sua característica, mudará totalmente a competitividade e os custos para escoar a produção de soja, milho e minerais do Araguaia.
“A FICO será fundamental para interligarmos esse modal ferroviário, que é um dos mais baratos e vai mudar a logística e o transporte da nossa região do Araguaia”, descreve o deputado.
Ele agradeceu a dedicação e a decisão técnica do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pela liberação da licença para a obra.
“Agostinho, presidente do Ibama, muito obrigado. Há alguns dias, foi liberada a licença da BR-158, e agora a da FICO. Muito obrigado pela responsabilidade de ter liberado essa obra fundamental para o nosso Vale do Araguaia”, acrescentou Dr. Eugênio.
Na divisa de Goiás e Mato Grosso, as obras estão em andamento, tendo sido feitas as desapropriações. Informações sobre o andamento da obra podem ser conferidas no site www.infrasa.gov.br.
Sobre a FICO
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), identificada pelo Governo Federal como EF-354, é uma política de desenvolvimento logístico do Brasil que vai interligar as regiões produtoras do Médio-Norte e Nordeste de Mato Grosso, na região do Araguaia, aos portos do Norte do Brasil, em São Luís (MA), ou do Sudeste e Sul, em Santos (SP) e Paranaguá (PR).
O projeto da ferrovia compreende duas fases de construção: um trecho de 383 km de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT) e outro, ainda sem previsão de conclusão, de Água Boa (MT) até Lucas do Rio Verde (MT), com cerca de 557 km.