A Polícia Federal, em parceria com a FAB (Força Aérea Brasileira), o Gefron (Grupo Especial de Fronteira) e a Polícia Militar de Mato Grosso apreenderam 500 kg de supermaconha no último domingo (2), no Município de Manacapuru (AM).
A ação foi resultado de uma operação integrada de enfrentamento ao tráfico de drogas, conduzida a partir do compartilhamento de informações entre as forças de segurança, que possibilitou a identificação, por meio de monitoramento aéreo, de um bimotor EMB-810 Seneca, circulando no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo.
Assim, a FAB e a Polícia Federal acompanharam o avião até que pudesse ser iniciado o procedimento de interceptação. Foram utilizadas as aeronaves militares A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk para interceptar o bimotor. Durante a operação, a aeronave realizou um pouso forçado em área rural próxima ao município amazonense.
O piloto, então, ateou fogo na aeronave e fugiu do local. Entretanto, a Polícia Federal conseguiu apreender o carregamento de drogas antes que as chamas consumissem o avião.
Essa ação integra o esforço conjunto das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas, e as investigações seguem em curso, com especial atenção à prisão das lideranças e à descapitalização das organizações criminosas.