Início GERAL Abilio diz não temer fiscalização e pede que “não torçam contra”

Abilio diz não temer fiscalização e pede que “não torçam contra”

13
0



O prefeito Abilio Brunini (PL) participou da abertura da nova legislatura da Câmara de Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (3). Em um discurso de pouco mais de 5 minutos, ele pediu que não haja “torcida contra” a gestão e rebateu notícias que, segundo ele, eram fake news.
 

Não é torcer contra o Abilio. Não resolve nada. Se torcer contra o cara que esta conduzindo o barco, o barco afunda e está todo mundo dentro

No discurso, o prefeito afirmou que iniciará o ano mandando projetos importantes para os vereadores. Entre eles, uma reforma administrativa do Palácio Alencastro, com a criação das Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Esporte.
 
Além disso, afirmou que vai enviar um projeto para desburocratizar o setor da construção civil. Abilio é arquiteto por formação.
 
Afirmou ainda que irá aumentar o número de sub-prefeituras. Segundo ele, todas as mudanças não irão causar aumento de despesas.

 
“Não há e não haverá aumento de despesa. Mas tem essa pergunta de que se cria a secretaria e não cria despesa? Nós cortamos na carne e reduzimos todas as outras secretarias e remanejamos cargos para essas duas. Eram 816 cargos na Prefeitura e vão cair 43 cargos”, disse.
 
“Com a criação dessas duas secretarias, estamos mantendo a mesma despesa. Isso é importante, porque estamos fazendo uma reforma que enxuga a máquina pública”, acrescentou.
 
Abilio pediu ainda apoio tanto de sua base quanto da oposição na Câmara. Segundo ele, torcer contra a atual gestão é “torcer contra Cuiabá”.
 
“Quero dizer a vocês que não é possível resolver o problema de Cuiabá sozinho. Preciso do apoio da população e dos parlamentares. Faço minha parte, meu esforço. Mas se vocês não colaborarem, a gente não alcançará os resultados”, afirmou.
 
“Não é torcer contra o Abilio. Não resolve nada. Se torcer contra o cara que está conduzindo o barco, o barco afunda e está todo mundo dentro. A regra do jogo é mesma: ou Cuiabá funciona ou teremos uma cidade que é ineficiente para a população cuiabana. Nós, juntos, vamos trabalhar para melhorar a situação”, disse.
 
Por fim, Abilio disse não temer fiscalização dos vereadores, do Ministério Público Estadual e da população. E afirmou que houve mentiras em relação a notícias de que pessoas morreram em Cuiabá ao procurarem unidades básicas de Saúde.
 
“Não temo a fiscalização, não temo as criticas, não temo os ataques, busco transparência e resultado. Aquele que busca isso não teme as criticas e as rejeições”, afirmou.
 
“E que não caiam em narrativas. Nenhuma pessoa morreu na unidade básica de saúde de Cuiabá. Isso é mentira. As pessoas buscaram a UPA primeiro, depois a unidade básica de saúde e depois foram atendidas no HMC [Hospital Municipal de Cuiabá]”, completou.
 

Não temo a fiscalização, não temo as criticas, não temo os ataques, busco transparência e resultado

Leia o discurso na íntegra de Abílio:
 
“Bom dia a todos. Parabenizar a Câmara por mais um ano que se inicia no Poder Legislativo. Teremos inúmeras ações para trabalhar juntos, tanto atendendo os requerimentos dos vereadores quanto no Poder Legislativo no papel de legislar e regrar as novas ações do Município de Cuiabá.
 
Começamos o Poder Legislativo este ano em parceria com a Prefeitura com alguns projetos em destaque, entre eles a revogação da taxa do lixo. Estamos protocolando um projeto que revoga a taxa do lixo como prometido em campanha. Vamos revogar essa taxa e teremos apoio praticamente unânime dos parlamentares.
 
Além disso, estamos apresentando um projeto que visa desburocratizar a construção civil em Cuiabá. O projeto Destrava Cuiabá vem para oferecer o alvará automático autodeclaratório. Cada um dos interessados em aprovar projetos, sejam arquitetos ou engenheiros, poderão autodeclarar as suas atividades e ser responsáveis pela obras que eles projetaram e serão responsáveis técnicos. Permitindo assim que o Município desafogue na aprovação de projetos e também que acelere a construção civil do nosso município. Com isso teremos melhorias significativas  à população cuiabana, bem como a regularização de boa parte dos imóveis do nosso município.
 
Outro projeto que estamos encaminhando à Câmara é a reforma administrativa. Nela teremos a criação de duas secretarias: a de Segurança Pública e de Esporte, separando de Cultura. Não há e não haverá aumento de despesa. Mas tem essa pergunta de que se cria a secretaria e não cria despesa? Nós cortamos na carne e reduzimos todas as outras secretarias e remanejamos cargos para essas duas secretarias. Eram 816 cargos na Prefeitura e vão cair 43 cargos.
 
Com a criação dessas duas secretarias estamos mantendo a mesma despesa. Isso é importante porque nós estamos fazendo uma reforma que enxuga a máquina pública. 
 
É importante também ponderar que estamos criando 21 sub-prefeituras. As atuais sub-prefeituras do Norte, Sul, Leste e Oeste não estarão mais nessa formatação. Teremos a Norte 1,2 e 3; Leste 1,2 e 3; Oeste 1,2 e 3; Sul 1, 2 e 3; além da sub-prefeituras  do Cinturão Verde.
 
Essa decisão de dividir as sub-prefeituras, aumenta nossa capacidade de servir a população, desburocratizando o serviço público. Serão mais pessoas nas pontas atendendo a população e auxiliando a Prefeitura a ter mais capilaridade. A divisão não gera despesa, ela simplesmente desburocratiza e descentraliza o poder que estava nas mãos de uns e agora estarão nas mãos de muitos.
 
É importante ressaltar que nesses 30 dias tivemos muitas dificuldades, principalmente por uma Prefeitura desorganizada. Só para se ter uma ideia, na Secretaria de Educação, que é a mais difícil, todos os formulários eram preenchidos a mão. Um professor que se cadastra era a mão. Para encontrar esse professor ou decidir qual diretor assumiria, teria que pegar uma caixa de papelão e escolher o formulário mão a mão.
 
Encontramos uma Prefeitura com os salários de dezembro em atraso. Um terço de férias em atraso, tendo que pagar até três folhas em um mês. Fora a dívida que recebeu das terceirizadas que estão desde outubro sem atender, sem funcionar.
 
Na saúde, a situação também é muito feia. Os contratos de prestação de serviço do HMC estão todos com risco de suspensão por falta de pagamento. Empresas de imagens não recebiam desde outubro. Tem nota de janeiro e dezembro de 2023 que foram puladas e foram ficando em atraso.
 
Quero dizer a vocês que não é possível resolver problema de Cuiabá sozinho. Preciso do apoio da população e dos parlamentares. Faço minha parte, meu esforço. Mas se vocês não colaborarem a gente não alcançará os resultados.
 
Não é torcer contra o Abilio. Não resolve nada. Se torcer contra o cara que esta conduzindo o barco, o barco afunda e está todo mundo dentro. A regra do jogo é mesma. Ou Cuiabá funciona ou teremos uma cidade que é ineficiente para a população cuiabana. Nós, juntos, vamos trabalhar para melhorar a situação.
 
Quero dizer que reconheço e admito que a oposição faz parte desse processo, assim como peço que todos vereadores fiscalizem. Eu mesmo me autofiscalizo. Muito. Muitas vezes me perguntam porque eu faço tanto esse papel: a gente delega funções aos secretários e servidores, mas quem cobra a eficiência das atividades delegadas somos nós. Eu como prefeito e vocês como vereadores.
 
Não temo a fiscalização, não temo as criticas, não temo os ataques, busco transparência e resultado. Aquele que busca isso não teme as criticas e as rejeições.
 

Acredito que só com muita transparência e fiscalização vamos combater a corrupção que tanto assombra a Prefeitura de Cuiabá

Todos os arquivos e dados da Prefeitura estão amplamente abertos a todos vereadores, toda população. Acredito que só com muita transparência e fiscalização vamos combater a corrupção que tanto assombra a Prefeitura de Cuiabá.
 
Quere agradecer minha esposa, Samantha, que mesmo na condição de vereadora, não se afasta da condição de primeira-dama. Minha vice, Coronel Vânia, que também tem nos ajudado nesses tempos difíceis como nesse período de chuva.
 
Queremos dizer aos vereadores que nenhuma ação nossa foi feita sem consciência do Ministério Público. Estamos informando o MPE e mandamos carta dando abertura total de acesso.
 
E que não caiam em narrativas. Nenhuma pessoa morreu na unidade básica de saúde de Cuiabá. Isso é mentira. As pessoas buscaram a UPA primeiro, depois a unidade básica de saúde e depois foram atendidas no HMC.
 
O próprio Ministério da Saúde e o próprio Governo Federal apresentaram propaganda orientado a buscar as unidades básicas de saúde. É portaria do SUS, é regra do Ministério da Saúde.
 
Quero dizer também que em momento nenhum falamos que não iríamos alimentar as pessoas em situação de vulnerabilidade, em situação de rua. Nós dissemos que essas pessoas teriam o local apropriado para se alimentar. E que aquela politica de apenas levar marmita as ruas não é uma politica que ajuda as pessoas a saírem das ruas.
 
Quero dizer a vocês que tenho me dedicado a causa do autismo, me dedicado à educação, tenho me dedicado à saúde e tenho me dedicado às obras públicas, mas é junto com vocês, nos dedicando juntos, que vamos conseguir resgatar Cuiabá.
 
Muito obrigado, parabéns pelo início da legislatura e contem comigo.”
 
Veja o vídeo:
 



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui