Início GERAL Mato Grosso traça estratégia para se tornar potência global em gergelim

Mato Grosso traça estratégia para se tornar potência global em gergelim

16
0



Mato Grosso, maior produtor de gergelim do Brasil, está mirando no mercado chinês para consolidar sua posição no cenário global da cultura. Representantes de toda a cadeia produtiva, incluindo produtores, exportadores, pesquisadores e governo estadual, reuniram-se na última quinta-feira (30/01) para traçar estratégias e superar os desafios para a expansão das exportações.
A recente abertura do mercado chinês para o gergelim brasileiro representa uma oportunidade histórica para o estado. A expectativa é que o grão se torne tão relevante quanto a soja e o milho na economia mato-grossense. Em 2024, Mato Grosso respondeu por 64% das exportações brasileiras de gergelim, movimentando R$ 1,3 bilhão e exportando para 26 países.
O potencial da China é enorme: o país consome 1,2 milhão de toneladas de gergelim por ano, importando cerca de 1 milhão de toneladas – mais que o dobro da produção brasileira. O óleo de gergelim é um ingrediente fundamental na culinária chinesa, o que torna o mercado ainda mais promissor.
Desafios e estratégias
A reunião identificou os principais gargalos para a expansão da cultura e a conquista do mercado chinês. Entre eles, destacam-se:
Produtividade: A queda no rendimento das lavouras exige investimentos em pesquisa de novas variedades de sementes, melhor manejo e adaptação à colheita mecanizada. Novos cultivares devem ser registrados já em fevereiro para aumentar a competitividade.Representação na China: A instalação de um escritório do Invest MT no país asiático é vista como crucial para a promoção comercial e facilitação de negócios.Logística: A burocracia e a falta de fiscais nos portos brasileiros dificultam o escoamento da produção, impactando a competitividade. A articulação entre governo federal e estadual é fundamental para solucionar o problema.
Apoio governamental e potencial de crescimento
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Cesar Miranda, reforçou o compromisso do governo estadual em apoiar a estruturação da cadeia produtiva. “O governador Mauro Mendes sempre apoiou iniciativas desse tipo. Temos que agir rápido para que Mato Grosso se consolide como líder mundial na produção e exportação de gergelim”, afirmou.
A expectativa é que o gergelim repita a trajetória do milho, que passou de cultura complementar a um dos pilares do agronegócio mato-grossense. Com investimentos em pesquisa, logística e apoio governamental, a cultura tem potencial para se tornar uma das mais rentáveis do estado.
“Hoje, o gergelim tem potencial para faturar até R$ 15 mil por hectare, um valor próximo ao do algodão. Mas precisamos melhorar nossa produção e consolidar o mercado”, explicou Alex Wisch, presidente da Aproger-MT.
Com ações coordenadas entre produtores, governo e entidades de classe, Mato Grosso se prepara para aproveitar a oportunidade e transformar o gergelim em um novo motor do agronegócio brasileiro.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui