Vereador eleito critica interferência de Abilio e defende articulaçمo independente; terceira via busca alternativa :: Notيcias de MT

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp


O vereador eleito Daniel Monteiro (Republicanos) criticou a interferência do prefeito eleito, Abilio Brunini (PL), nas articulaçُes de formaçمo de chapa para concorrer à Mesa Diretora da Câmara de Cuiabل.

Leia também

Flلvia Moretti define militar como chefe de Gabinete da Prefeitura e nome de Saْde deve ser anunciado essa semana

Ele destacou que a conduçمo do processo por parte do liberal, que quer emplacar Paula Calil (PL) na Presidência, ameaça a independência dos Poderes e defendeu uma construçمo coletiva e autônoma.

“A postura do prefeito eleito de apontar uma vereadora e determinar que todos os outros componentes serمo A ou B nمo me parece uma postura de quem respeita a independência dos Poderes, muito menos uma postura harmônica do chefe do Executivo municipal”, afirmou em entrevista à Tribuna, na rلdio Vila Real.

O republicano também comentou sobre a ideia de uma Mesa Diretora composta integralmente por mulheres, ressaltando que, embora considere a proposta simbَlica e importante, acredita que o processo deveria ser liderado de forma mais natural pelas prَprias parlamentares.

“Eu acho que uma mesa 100% feminina seria um recado histَrico para Cuiabل. Entretanto, isso nمo foi viabilizado da forma que deveria. Uma mesa 100% feminina, embora eu nمo tenha lugar de fala, deveria ter sido protagonizada, consolidada e construيda através das mulheres. Hoje me parece uma invasمo dos poderes, na independência dos poderes, por parte do Executivo municipal, que quer garantir uma mesa 100% feminina de cima para baixo, o que nمo é adequado do ponto de vista de construçمo parlamentar”, destacou.

Terceira via

Daniel revelou que estل articulando um grupo independente dentro da Câmara, junto a outros vereadores, como Dilemلrio Alencar (Uniمo), Demilson Nogueira (PP), Eduardo Magalhمes (Republicanos) e Sargento Joelson (PSB).

O grupo busca construir uma alternativa às duas chapas que se apresentam atualmente, uma liderada por Jeferson Siqueira (PSD) e outra por Paula Calil.

“Hoje eu componho um grupo à parte desses dois projetos. Fizemos esse grupo que, antes de discutir nomes, quer discutir conteْdo programلtico. O que faremos na Câmara nos prَximos anos? Que tipo de reforma faremos no Regimento Interno? Qual serل o tipo de relacionamento que teremos com o Executivo municipal? Esse é o tipo de construçمo que nَs e a populaçمo esperamos”, explicou.

Ele enfatizou que o foco do grupo é propor mudanças estruturais e institucionais na Câmara de Cuiabل, com o objetivo de recuperar a credibilidade da Casa e romper com o apelido de “Casa dos Horrores”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notيcias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

 





Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *