Ele destacou que a conduçمo do processo por parte do liberal, que quer emplacar Paula Calil (PL) na Presidência, ameaça a independência dos Poderes e defendeu uma construçمo coletiva e autônoma.
“A postura do prefeito eleito de apontar uma vereadora e determinar que todos os outros componentes serمo A ou B nمo me parece uma postura de quem respeita a independência dos Poderes, muito menos uma postura harmônica do chefe do Executivo municipal”, afirmou em entrevista à Tribuna, na rلdio Vila Real.
O republicano também comentou sobre a ideia de uma Mesa Diretora composta integralmente por mulheres, ressaltando que, embora considere a proposta simbَlica e importante, acredita que o processo deveria ser liderado de forma mais natural pelas prَprias parlamentares.
“Eu acho que uma mesa 100% feminina seria um recado histَrico para Cuiabل. Entretanto, isso nمo foi viabilizado da forma que deveria. Uma mesa 100% feminina, embora eu nمo tenha lugar de fala, deveria ter sido protagonizada, consolidada e construيda através das mulheres. Hoje me parece uma invasمo dos poderes, na independência dos poderes, por parte do Executivo municipal, que quer garantir uma mesa 100% feminina de cima para baixo, o que nمo é adequado do ponto de vista de construçمo parlamentar”, destacou.
Terceira via
Daniel revelou que estل articulando um grupo independente dentro da Câmara, junto a outros vereadores, como Dilemلrio Alencar (Uniمo), Demilson Nogueira (PP), Eduardo Magalhمes (Republicanos) e Sargento Joelson (PSB).
O grupo busca construir uma alternativa às duas chapas que se apresentam atualmente, uma liderada por Jeferson Siqueira (PSD) e outra por Paula Calil.
“Hoje eu componho um grupo à parte desses dois projetos. Fizemos esse grupo que, antes de discutir nomes, quer discutir conteْdo programلtico. O que faremos na Câmara nos prَximos anos? Que tipo de reforma faremos no Regimento Interno? Qual serل o tipo de relacionamento que teremos com o Executivo municipal? Esse é o tipo de construçمo que nَs e a populaçمo esperamos”, explicou.
Ele enfatizou que o foco do grupo é propor mudanças estruturais e institucionais na Câmara de Cuiabل, com o objetivo de recuperar a credibilidade da Casa e romper com o apelido de “Casa dos Horrores”.
Assine nossa conta no YouTube, clique aqui