Poucas horas antes do início do primeiro evento olímpico, o Comitê Organizador das Olimpíadas atualizou o número de casos de covid-19 relacionados aos Jogos de Tóquio. Segundo Seiko Hashimoto, subiu para cerca de 80 o número de pessoas credenciadas em isolamento após testar positivo para coronavírus.

“Cerca de 20 mil pessoas chegaram ao Japão. Das pessoas que chegaram, temos 31 casos positivos, e as pessoas estão isoladas. No total, temos cerca de 80 casos positivos. Vamos continuar com a testagem sistemática”, disse Hashimoto, presidente do Comitê, em entrevista coletiva.

Ainda de acordo com o Comitê, 9 desses casos foram confirmados nesta terça-feira. Um desses casos é o de um atleta hospedado na Vila Olímpica, mas a identidade e a nacionalidade do atleta não foram reveladas.

Por conta do aumento no número de casos, Toshiro Muto, chefe do comitê organizador, não descartou que a Olimpíada ainda pode ser cancelada, algo que, no fim de semana, estava totalmente descartado por Thomas Bach: “O COI jamais abandonaria os seus atletas e o cancelamento significaria perder toda uma geração. Essa não é uma hipótese.”