Notificado pelo Ministério Pْblico, Kalil suspende pregمo de R$ 21 milhُes na Saْde de VG :: Notيcias Jurيdicas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp


A Prefeitura Municipal de Vلrzea Grande suspendeu Pregمo nº 34/2024 que visava à contrataçمo milionلria de empresa especializada na prestaçمo de serviços de diagnَstico por imagem (tomografia computadorizada, ultrassonografia e angiotomografia), apَs uma nمoficçمo do Ministério Pْblico de Mato Grosso (MP-MT). O valor estimado de contrataçمo era de R$ 20.799.314,2440, no critério de julgamento menor preço por lote.

Leia também

TRF-1 vê citaçمo a Gilberto e suspende investigaçمo sobre fraude em hospital regional

O edital foi retificado duas vezes em menos de um mês, com ampliaçمo do objeto (ressonância magnética) e utilizaçمo de software especيfico para as mلquinas de ressonância e tomogrلfica, sem justificativa técnica especيfica.

Na Notificaçمo Recomendatَria, o Ministério Pْblico ressalta que o objeto do contrato visa ao atendimento de pacientes da rede de urgência e emergência, e, em princيpio, o serviço de ressonância magnética, no contexto da saْde médico-hospitalar do Brasil estaria excluيdo.  A Portaria de Consolidaçمo nº 37/2017 do Ministério da Saْde, prevê a disponibilizaçمo do serviço de ressonância magnética apenas nas Unidades de Terapia Intensiva.

Além disso, no Portal Transparência de Vلrzea Grande foi possيvel localizar diversos pedidos de esclarecimentos e impugnaçُes de empresas interessadas em participar do certame, “notadamente no sentido de restriçمo/direcionamento de licitaçمo”.

 A exigência de software especيfico também apresenta  delimitaçمo excessiva do objeto a ser contratado, o que pode impedir a seleçمo da proposta mais vantajosa para a administraçمo pْblica (…) Essa delimitaçمo excessiva, aliada a falta de justificativa técnica, principalmente se analisada com as demais previsُes editalيcias do pregمo eletrônico merece cautela e suspensمo da modalidade licitatَria”, destacou a promotora de Justiça da Promotoria Especializada na Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Pْblico, Taiana Castrillon Dionello.

O pregمo eletrônico estava agendado para o dia 30 de dezembro de 2024. Na notificaçمo, o MP requereu além da suspensمo do certame a reformulaçمo do edital e a efetiva comprovaçمo de disponibilidade de caixa para atender integralmente a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notيcias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui





Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *