A deputada Janaina Riva revelou na manhã desta segunda-feira(19), em Chapada dos Guimarães(68 km distante da capital), que ainda era uma incógnita a presença do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, no encontro do MDB que está sendo realizado durante todo o dia no município, com a presença do governador Mauro Mendes e boa parte do seu staff.

Ao assegurar que os 25 prefeitos emedebistas teriam sido convidados, assim, Pinheiro. E todos sem, exceção, teriam, hoje, voz no debate que ocorrerá internamente. Até para que a executiva saiba o que os gestores querem e esperam das eleições do ano que vem.

Convidamos para este encontro deputados, senadores, prefeitos, da legenda e de várias outras. Hoje eu mesma convidei o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga. Estamos discutindo política e queremos entender o que prefeitos e vereadores querem.

“Convidamos para este encontro deputados, senadores, prefeitos, da legenda e de várias outras. Hoje eu mesma convidei o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga. Estamos discutindo política e queremos entender o que prefeitos e vereadores querem. Também estão presentes vários secretários do governador Mauro Mendes, até para que possamos fazer uma interlocução entre os nossos gestores e os secretários”.

De acordo com a deputada, a tendência do partido é seguir junto com Mendes em uma eventual reeleição do gestor estadual. Contudo, o MDB que escutar suas bases, assim, um dos prefeitos que o partido quer escutar é Emanuel Pinheiro.

“O prefeito Emanuel Pinheiro é filiado no partido. E, claro, queremos saber o seu ponto de vista sobre as eleições de 2022, ainda que continue sendo uma incógnita sua participação neste encontro. Aliás, esta reunião é para isto. Para ouvir as bases, para ouvir o que os prefeitos pensam ou querem. Assim, obviamente, ele tem direito, como todos, a fala. Além da interlocução que estamos tentando fazer entre os secretários e os gestores, reforçando uma maior proximidade entre os municípios e o governo do estado”.

Emanuel já há algum tempo vem ensaiando uma pré-candidatura, na disputa pela Governadoria, ano que vem. Mesmo que boa parte dos líderes da legenda, como os parlamentares estadual e federal – Janaina Riva, Dr. João Juarez Costa -, não vejam nenhuma viabilidade do nome do prefeito da capital, nesta empreitada eleitoral. Chegando o deputado Dr. João a apontar bem, recentemente, que o o emedebista não teria nenhuma chance. “Eu acho que Emanuel não tem chance nenhuma nesta disputa. Morei 25 anos no interior. Ninguém conhece Emanuel no interior do Estado, gente. Ele não tem entrada interior de Mato Grosso. Qualquer deputado aqui tem mais do que ele”, declarou.

Na semana passada o governador Mauro Mendes (DEM) já havia confirmado sua presença na reunião com as lideranças estaduais do Movimento Democrático Brasileiro, após o convite do presidente estadual da legenda, deputado federal Carlos Bezerra. Colocando, claro, o prefeito de Cuiabá em uma “saia justa”, já que os dois gestores já há bem tempo andam às turras.

Em conversa com jornalistas no último final de semana, Mendes negou que o encontro fosse para debater, exclusivamente, sobre projetos políticos de 2022. Mesmo que, obviamente, o apoio da sigla seja um dos temas da reunião. Antecipando que, inclusive, não haveria nenhum constrangimento a presença de Emanuel, ao apontar que a presença do prefeito da capital seria absolutamente natural.

Estão participando além deputados estaduais e federais do MDB, vários outros políticos de partidos diferentes. O encontro ocorre até as 18h30.