Início GERAL Abilio busca na ALMT emendas parlamentares para infraestrutura, saúde e educação

Abilio busca na ALMT emendas parlamentares para infraestrutura, saúde e educação

4
0



A Defesa Civil de Cuiabá está em estado de alerta após uma forte chuva atingir a capital causando alagamentos em diversos bairros. Na manhã desta quarta-feira (26), as equipes deram continuidade às vistorias nos pontos mais afetados, como Três Barras, Parque Georgia, Dr. Fábio e Residencial Coxipó. Até o momento, foram contabilizadas 30 famílias impactadas pelo temporal de 36mm.
O secretário da Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, informou que o primeiro atendimento ocorreu ainda durante a madrugada, quando o volume de água causou estragos em diversas residências. O monitoramento continua no período da tarde no bairro São Gonçalo III, com o objetivo de identificar novas áreas de risco e prestar assistência à população.
“Fomos acionados durante o momento de maior intensidade da chuva, que, apesar de curta, causou danos em várias residências. Agora, estamos avaliando os prejuízos para mitigar os impactos. Nossa equipe, em parceria com o Corpo de Bombeiros, atendeu as ocorrências ainda na madrugada e, hoje, realizamos novas vistorias para levantamento dos danos”, declarou o secretário.
Patrícia Gonçalves da Silva, moradora do Parque Georgia, relatou o drama vivido durante a noite de terça-feira. “Por volta das 22 horas, eu e meus vizinhos acionamos a Defesa Civil quando a água começou a subir rapidamente. Eles vieram e avaliaram a situação. Perdi muitos bens, móveis, alimentos, e a água chegou até a altura do meu joelho dentro de casa. É muito triste passar por isso”, desabafou a moradora, visivelmente abalada.
Durante as vistorias, o diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza, identificou problemas de infraestrutura que contribuíram para os alagamentos, como obstrução de manilhas, necessidade de limpeza de bocas de lobo, matagal e sujeira em terrenos, o que impede o escoamento adequado da água para um córrego da região.
A Defesa Civil informou que irá acionar as secretarias responsáveis para a execução dos serviços necessários. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) será acionada para desobstruir as bocas de lobo, enquanto a Secretaria de Obras será responsável pela construção de galerias pluviais. A Secretaria de Ordem Pública notificará os proprietários de terrenos sujos, e a Secretaria de Assistência Social acompanhará as famílias afetadas, oferecendo apoio e assistência.
Prevenção e alerta:
A Defesa Civil de Cuiabá reforça a importância da população estar atenta aos alertas meteorológicos e tomar medidas preventivas em caso de chuva forte, como evitar áreas de risco e manter limpas as áreas de escoamento de água. A colaboração da população é fundamental para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança de todos.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui