Até quando Lula deve permanecer internado?
O mandatário deve permanecer ainda três dias na UTI e cerca de uma semana internado. O sangramento foi identificado numa ressonância magnética após queixas de dores de cabeça. A causa foi o acidente doméstico sofrido por Lula em outubro.
A cirurgia, que teve início à 1h30, durou cerca de duas horas. O procedimento realizado foi uma técnica antiga chamada de trepanação. Para isso, foi realizada uma incisão no couro cabeludo, como um orifício, e, através dele, os médicos passaram uma sonda que chegou até o hematoma e drenou o sangramento. A hemorragia estava localizada na região fronto-parietal do cérebro, em cima dos lobos frontal e parietal no lado esquerdo da cabeça.
O neurocirurgião Marcos Stavale explicou, na coletiva, que ela ocorreu entre o cérebro e a dura-máter, camada mais externa, o que levou o sangramento a comprimir o órgão. Segundo ele, o hematoma foi removido, e Lula está com as funções neurológicas preservadas. O médico do presidente, Roberto Kalil, garantiu que não houve lesão e que “não tem nenhum risco cerebral”.