A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá informou no fim da tarde deste domingo (21) que a Policlínica do Planalto também suspendeu o atendimento para internação, chegando à sua capacidade máxima. A unidade do Verdão já tinha feito isso no sábado (20) e as do Coxipó e Pedra 90 nesta manhã. Estão na mesma situação as UPAs da Morada do Ouro e do Pascoal Ramos. A UPA do Verdão não atende “porta aberta”, só transferências, mas também chegou ao limite.  No entanto, em todas essas unidades, o atendimento está sendo priorizado para casos de urgência e emergência.

A Saúde informa também que continuam sendo feitos nessas unidades os testes rápidos (PCR Swab) para a Covid, através de pedido médico, bem como os exames de Raio-x, que também precisam de pedido médico.

“A Prefeitura de Cuiabá trabalha para remanejar os pacientes que necessitarem de leitos de UTI e enfermarias para os hospitais referências”, ou seja, o antigo Pronto-Socorro e São Benedito, e “ressalta que não tem medido esforços em prol de proteger e salvar vidas”, como consta em nota pública.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) confirmou que irá realizar um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (22) para anunciar novas medidas de combate à Covid-19.