No próximo domingo (11), a Nasa realiza a primeira tentativa de manter um voo controlado e motorizado em outro planeta com o Helicóptero Ingenuity Mars. Para comemorar o marco e celebrar um mês de voos da aeronave, a agência espacial vai promover diversos eventos para trazer o público mais perto do passeio.

De acordo com a Nasa, haverá uma transmissão ao vivo da missão em Marte, que deve começar por volta das 4h30 (horário de Brasília) da segunda-feira (12). A missão poderá ser acompanhada pela Nasa Television, pelo aplicativo da agência ou pelo próprio site da Nasa.

A transmissão também será feita nas redes sociais da agência, incluindo os canais do YouTube e do Facebook do Laboratório de Propulsão a Jato.

O Ingenuity chegou à cratera Jezero de Marte em 18 de fevereiro, presa à barriga do rover Perseverance. A duração planejada do teste de voo do helicóptero é de até 31 dias, equivalente a 30 dias em Marte.

O rover fornecerá suporte durante as operações de voo, obtendo imagens, coletando dados ambientais e hospedando a estação base que permite ao helicóptero se comunicar com os controladores da missão na Terra.

Ilustração do Perseverance perfurando rocha para coletar amostras de Marte
Ilustração do Perseverance perfurando rocha para coletar amostras de Marte
Foto: NASA/JPL-Caltech

A data do voo pode mudar conforme os engenheiros trabalham nas implantações, verificações de pré-voo e posicionamento do veículo do Perseverance e Ingenuity. O horário dos eventos será atualizado conforme necessário, e a programação mais recente estará disponível na página Watch Online do helicóptero.

Caso o helicóptero consiga alçar voo no domingo, como é esperado, a transmissão ao vivo mostrará a equipe do Ingenuity analisando os dados do primeiro teste. Uma análise do pós-voo também está marcada para segunda-feira (12), às 12h.

Tanto o público quanto a mídia poderão fazer perguntas nas redes sociais durante as transmissões usando a hashtag #MarsHelicopter.