Mais de 100 mil doses de vacinas desembarcam em Mato Grosso na tarde desta segunda-feira (03.05), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 7.020 doses da vacina Pfizer e 97.500 da AstraZeneca para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. As doses devem chegar às 15h40, em um voo da Latam.

As unidades poderão ser utilizadas em idosos entre 60 e 64 anos, em profissionais da Segurança Pública, em gestantes ou puérperas, em pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente. O detalhamento para cada público poderá ser conferido na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Para a vacina Pfizer, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 21 dias; para o imunizante da AstraZeneca, o prazo é de até 90 dias.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.

O Estado de Mato Grosso já recebeu 836.260 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.