Mato Grosso tem 704 vagas de emprego disponíveis em Cuiabá e mais 24 municípios, segundo quadro disponibilizado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Apenas na capital, são 124 vagas abertas, das quais 11 são destinadas a pessoas com deficiência. Os cargos com mais vagas disponíveis são os seguintes: instalador-reparador de linhas telefônicas aéreas e subterrâneas (20); office-boy (10), vendedor de consórcio (10) e de serviços (11) e promotores de vendas (9).

Das vagas reservadas para pessoas com deficiência, duas são para ajudante de carga e descarga de mercadoria, duas para auxiliar técnico de refrigeração e as demais, para os setores de serviços, logística e informática.

Conforme os dados do Sine, o município de Sapezal, a 473 km de Cuiabá, lidera o número vagas disponibilizadas no estado, com 192 postos em aberto. A maior parte das vagas são destinadas ao setor agrícola: operador de máquina agrícola (70), operador de processo de produção (70), mecânico de manutenção de máquina industrial (18) e motorista de caminhão (14).

Em Lucas do Rio Verde, a 360 km da capital, são 131 vagas abertas para setores diversos, sendo que o comércio é o que mais tem postos disponíveis, sendo 17 vagas para atendentes de lojas, 7 para vendedores interno e 7 para operadores de caixa. Há ainda uma vaga disponível na área da saúde, para atuação de psicólogo clínico.