O comércio de Cuiabá poderá funcionar normalmente no Dia de Tiradentes, comemorado nesta quarta-feira (21), já que o último decreto não proíbe as atividades econômicas nos feriados. Já no setor público funcionará somente serviços os essenciais, como limpeza, segurança e vacinação contra a Covid-19.

Além do comércio de rua, os estabelecimentos dos shoppings centers poderão abrir no feriado.

Segundo a Convenção Coletiva do Trabalho, o comércio que optar por abrir as portas deverá arcar com as normas trabalhistas. Nesse caso, a remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos nos feriados será em dobro, incluídas as comissões de vendas do dia.

De acordo com a prefeitura, o horário de abertura deverá seguir o decreto municipal. O comércio em geral, varejista e atacadista passa a funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.

O comércio varejista no interior de shopping centers funcionará de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 7h às 12h.

Já na quinta-feira (22), segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, o comércio volta a funcionar sem ônus trabalhista e também deverá seguir o horário estabelecido no decreto.

Agências bancárias

Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (Seeb-MT), não haverá atendimento.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban-MT) informou que as contas de consumo, como de água, energia, telefone, e os carnês que tiverem essas datas como vencimento, poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado.

Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.

Vacinação no feriado

A vacinação contra a Covid-19 será realizada normalmente nesta quarta-feira (21) em Cuiabá e Várzea Grande. Nas duas cidades já estão sendo vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, além dos profissionais de saúde.

A vacina está sendo aplicada em quatro lugares na capital, atualmente:

  • Centro de Eventos Pantanal, no Bairro Bela Vista
  • Universidade Federal de Mato (UFMT), no Bairro Boa Esperança
  • Sesi Papa, no Bairro Morada do Ouro
  • Sesc Balneário, no bairro São João del Rei

Confira o Calendário de Vacinação entre 19 a 23 de abril, para idosos acima de 60 anos:

  • Segunda-feira (19): ‘Corujão da Vacinação’ em sistema drive-thru, no Centro Universitário Univag – das 16h às 22h.
  • Terça-feira (20): Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão’- ponto fixo- das 8h às 16h.
  • Quarta-feira: Feriado de Tiradentes -(21): Ginásio Poliesportivo Fiotão – ponto fixo – das 8h às 16h.
  • Quinta-feira (22): Centro Universitário Univag – drive-thru, entre as 8h e as 16h. Segunda dose da Coronavac – e primeira dose dos agendados e confirmados pela equipe de Vigilância em Saúde.
  • Sexta-feira (23): Jardim dos Estados – ponto fixo, das 8h às 16h.
  • Sábado (24): Centro Universitário Univag e Parque Berneck, das 8 às 16h, sistema drive-thru.
  • Domingo (25): Vacinação em domicílio dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção.