A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) publicou resolução sugerindo a presença de público no estádio do Maracanã nas finais do Campeonato Carioca, marcadas para os próximos dois sábados, entre Flamengo e Fluminense. Os jogos entre Vasco e Botafogo – que disputarão a final da Taça Rio – também poderiam ter público.

A Ferj terá uma reunião com a presença dos clubes nesta quarta-feira (12), às 14h, quando serão discutidas as questões logísticas dos jogos de sábado (15). A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, no entanto, afirmou à CNN que os jogos com público estão proibidos, nos termos do decreto de medidas restritivas de 13 de janeiro que ainda está em vigor na cidade.

“O Decreto Rio Nº 48425, de 13 de janeiro de 2021, que suspende temporariamente a presença de público em estádios e ginásios esportivos, está em vigor. Portanto, competições esportivas podem ser realizadas, porém sem público presente.”

Segundo a federação, apenas o Maracanã poderia receber jogos com público. As finais da Taça Rio, entre Vasco e Botafogo, estão marcadas para o Estádio Nilton Santos e para São Januário.

“O Estádio do Maracanã contará com as mais rigorosas medidas de higienização, sendo obrigatório para os torcedores o uso de proteção individual com máscara, além da disponibilização de material de higienização como álcool em gel e sabonete líquido para lavagem das mãos”, diz trecho da resolução da Ferj.

No estado, há um decreto em vigor desde setembro que proíbe a realização de jogos com público em cidades que não estejam classificadas com a bandeira amarela ou verde, ou seja, com risco baixo ou muito baixo de contaminação pela Covid-19. O Rio de Janeiro está, hoje, segundo mapa do governo, em risco alto, na bandeira vermelha.