O Governo do Estado divulgou, por meio de assessoria, que há previsão de chegada de 21 mil doses da vacina AstraZeneca em Mato Grosso às 10h da manhã desta quarta-feira (24). A nova remessa chegará  num voo da Azul no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Os imunizantes serão distribuídos aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação.

Essas 21 mil doses serão destinadas à aplicação dos primeiros grupos prioritários da campanha. O prazo para aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de 90 dias.

Segundo nota divulgada, equipes da Vigilância Estadual trabalharão para receber as doses, farão a conferência da quantidade, catalogarão os imunizantes e farão encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

De acordo com dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa, Mato Grosso já distribuiu um total de 108.344 doses, sendo que 82.435 na primeira aplicação e 25.909 na segunda.

O secretário de Saúde do estado, Gilberto Figueiredo,  já havia adiantado que a constância do envio das doses começaria a partir do final deste mês de fevereiro, o que acabou se concretizando.

Atualmente, Mato Grosso – assim como os demais Estados da Federação – só utiliza as vacinas que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), e que têm chegado ao Estado de forma lenta e gradual, comprometendo a distribuição aos 141 municípios.