Conforme Secretaria, são 25 residentes de Cuiabá e dois casos de moradores de outros municípios

A Secretaria de Saúde de Cuiabá confirmou 27 casos de H3N2 na Capital apenas na segunda-feira (3). Ao todo, são 25 de residentes de Cuiabá e dois casos de moradores de outros municípios. Desse total, cinco casos foram relatados como mais graves.

De acordo com a Pasta, apesar do aumento nos casos de gripes na cidade, os profissionais que atendem nas unidades de saúde observam que a maioria dos pacientes apresenta sintomas leves.

Apenas na segunda, a Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis de Cuiabá registrou 109 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre residentes em Cuiabá.

Desses, 36 foram confirmados, sendo 26 por Influenza A, quatro por Influenza A H3N2, um por Influenza B e cinco por covid-19.

Quanto aos moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, foram notificados 25 casos, sendo que sete foram confirmados para Influenza A e um para Influenza A H3N2.

Já com síndrome gripal (casos mais leves), entre os residentes de Cuiabá foram 108 casos confirmados, sendo 86 por Influenza A, 21 por Influenza A H3N2, um por Influenza A H1N1 e um por vírus sincicial.

Entre os moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, houve 14 casos confirmados, sendo 12 por Influenza A, um por Influenza A H3N2 e um por vírus sincicial.

Atualmente, 18 pessoas estão internadas no Hospital de Referência para Covid-19 (antigo Pronto-Socorro da Capital), sendo 15 delas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Atendimento

Pessoas que apresentem sintomas gripais leves em Cuiabá devem procurar atendimento nas unidades básicas de saúde. Segundo o plano de enfrentamento montado pelo Município, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas devem priorizar casos de urgência e emergência.

Os casos graves estão sendo encaminhados para o antigo PS da Capital ou para o Hospital São Benedito.