Os municípios de Cuiabá e Várzea Grande retomam a vacinação contra a covid-19 entre a sexta-feira (26.03) e o sábado (27.03). Para a capital, a campanha continua com foco em idosos de 75 a 79 anos e trabalhadores da saúde a partir de amanhã. Para Várzea Grande, a campanha será estendida para idosos a partir de 70 anos, após a decisão da Prefeitura de utilizar todas as doses disponíveis na primeira aplicação.

Nesta semana, a vacinação precisou ser interrompida em Cuiabá após uma falha no sistema de agendamento da Prefeitura. O site sofreu instabilidade e queda após um grande número de acessos. A divulgação de uma informação falsa sobre a campanha pode ter contribuído para o ocorrido. Conforme a Secretária Municipal de Saúde (SMS), foi preciso apagar toda a agenda marcada para a tarde desta quarta-feira e não foi liberada uma nova agenda para realizar a vacinação na quinta (25.03).

Nesta quinta-feira (25), excepcionalmente, somente serão vacinadas cerca de cem pessoas que são as que entraram em contato com a equipe de TI pelo email disponibilizado previamente nos canais de comunicação da Prefeitura. As demais pessoas que estavam agendadas para a tarde desta quarta-feira estão sendo reagendadas automaticamente para a sexta (26). Elas devem entrar no próprio cadastro no site da vacinação e verificar para qual horário foram agendadas.

Em Várzea Grande, neste sábado (27.03), haverá a realização de um novo Dia D de vacinação. Com a garantia do Ministério da Saúde da entrega de mais doses, a expectativa é que em breve a imunização seja estendida a idosos a partir de 60 anos. “Agora se ficar técnica e cientificamente autorizado que se aplique apenas a primeira dose acho que iremos abaixar para 65 ou até mesmo 60 anos, lembrando que o maior universo dos idosos está justamente entre 60 e 75 anos de idade em Várzea Grande”, explicou o titular da Saúde Municipal, Gonçalo Barros.

Para ser imunizado é necessário realizar agendamento nas plataformas disponibilizadas pelas prefeituras. Pessoas de grupos que já foram contemplados em outras fases da vacinação, mas que não receberam a primeira dose, também podem realizar o cadastro. Para residentes em Cuiabá, este é o link. Para residentes em Várzea Grande, o agendamento está disponível neste link.