Capital mexicana recebe os primeiros migrantes do grupo de milhares de pessoas que marcha em direção ao território americano, apesar das ameaças de Donald Trump.
Uma Cidade do México nublada e chuvosa receberá nos próximos dias boa parte dos milhares de migrantes da caravana que deixou Honduras em 12 de outubro.

As primeiras centenas de pessoas chegaram neste domingo e já estão agrupadas nas arquibancadas do estádio Jesús Martínez “Palillo”, na capital mexicana.

Eles estão visivelmente cansados. A maioria, assim que chegou, cobriu-se com os cobertores que foram oferecidos e deitou-se para descansar.
“Tem sido uma jornada extremamente difícil, especialmente para as crianças. Andamos muitos dias, sofrendo com a inclemência do sol, da chuva e às vezes passando fome”, diz um deles.
Chegar na Cidade do México representa uma esperança para os migrantes.

“É o lugar que achamos mais seguro”, explica Rodrigo Abeja, da ONG Pueblos sin Fronteras, que acompanha a caravana desde sua criação.

Como todos os entrevistados, Abeja considera a cidade um ponto “crucial”.

Ele diz que a recepção na capital tem sido melhor do que em outros Estados e com uma visão mais humanitária, já que foram enviadas antecipadamente unidades de assistência médica, psicológica e alimentar.

Créditos:Foto: Henry Romero/Reuters BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here