Alberto Valentim. Botafogo x Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Nilton Santos. 16 de Abril de 2018, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.

O técnico do Cuiabá Alberto Valentim garante que seu foco neste momento é o Campeonato Estadual, onde o time inicia na manhã deste domingo (25) a disputa com o Dom Bosco por uma vaga na semifinal. Porém, ele sabe da importância que é jogar a Série A e já faz planos para o campeonato, que começa no dia 30 de maio com um duelo contra o Juventude (RS) na Arena Pantanal.

Em entrevista ao MidiaNews, Valentim afirmou que o principal objetivo do time é mesmo permanecer na elite do futebol nacional, mas admite sonhar mais alto.

“Estamos trabalhando focado nisso, e é lógico que permanecer na Série A depois te dá oportunidades. Por exemplo, de disputar uma Copa Sul-Americana. Mas primeiro a gente vai neste objetivo e depois, quem sabe, procurar coisas maiores”, afirmou.

O treinador afirmou ainda que a ascensão do Cuiabá é uma boa notícia para o País. “O Brasil ganha com o time. Agente torce para clubes que têm ambições, que são sérios, que querem qualificar, não só dentro do campo, mas a gestão, enfim… O Brasil precisa disso, e o Estado ganha com o Cuiabá na Série A.

Confira a entrevista na íntegra:

MidiaNews – Como está sendo o desafio de treinar um time como o Cuiabá, que fica longe do principal eixo futebol e está estreando na Série A?

Alberto Valentim – É uma oportunidade muito boa trabalhar no Cuiabá. Falei nas minhas primeiras oportunidades que a primeira coisa que me fez vir para cá foi a seriedade da diretoria, os projetos que eles têm, e quer dar um salto de qualidade ainda maior. Quero ajudar o Cuiabá a crescer e a fazer uma grande temporada na Série A.

MidiaNews – E o que mais pesou para o senhor ter aceitado esse desafio?

Alberto Valentim – É uma oportunidade de trabalhar novamente na Série A, de fazer um grande trabalho, de mostrar o meu trabalho em outro Estado, outra região. Tendo essa oportunidade em um clube-empresa, que é importante também. E mostrar meu trabalho para esses jogadores.

Estamos juntos, e tenho gostado muito desses dias que temos passado. Eles estão comprando a ideia, que é a nossa filosofia de trabalho. Estou muito satisfeito.

MidiaNews – O que tem achado da estrutura do time até agora?

Alberto Valentim – A estrutura está melhorando a cada dia. Antes mesmo de eu vir, o Cristiano [Dresch, vice-presidente] já tinha me dito que o clube ainda vai melhorar, vai qualificar ainda mais toda a estrutura do Centro de Treinamento. Tudo que o clube precisa está sendo feito. Daqui a pouco estaremos com campo novo também, enfim… Isso é muito importante para que nós passemos aos jogadores toda qualidade de trabalho.

MidiaNews – Cuiabá tem um estrutura empresarial que explica um pouco o sucesso dos últimos anos. Qual a impressão que o senhor teve sobre a administração do clube até agora?

Alberto Valentim – Notícias boas correm o Brasil inteiro. E a gente sabia que era uma gestão séria, de um clube organizado, que quer crescer, que tem uma ambição maior. A gente fica sabendo de tudo. Primeiro eu no Rio de Janeiro, depois em Minas Gerais, e sabendo desse crescimento, desse novo clube de qualidade que o Brasil tem hoje.

MidiaNews – Cuiabá fez a melhor campanha na primeira fase do Estadual de forma invicta e é o favorito para conquistar o título. Acha que o time já está pronto para estreia na Série A?

Alberto Valentim – Nós fomos por etapas, ainda vão chegar jogadores. A gente está fazendo um trabalho primeiro pensando no Estadual. Lógico que o maior compromisso e objetivo esse ano é a Série A. Mas vamos com calma.

Temos um jogo importante no domingo (hoje) para nós fazermos e vamos procurar qualificar o máximo esse elenco com jogadores que estão aqui, os que podem chegar, para nós fazermos uma Série A muito boa.

MidiaNews – O que o senhor tem achado do nível do Campeonato Mato-Grossense?

Alberto Valentim – Achei o time do Luverdense muito organizado, o time do Dom Bosco também. Eles tiveram duas ou três oportunidades ali de nos colocar em dificuldade [no domingo passsado]. Eu sempre falo pros atletas que temos que nos preparar muito forte e temos que procurar evoluir a cada dia. Falo com eles individualmente, no coletivo, para que nós conquistemos o título mato-grossense também.

MidiaNews – Tem alguma posição específica em que o clube precisa de reforço?

Alberto Valentim – Vamos precisar analisar bem, fazer as contratações pontuais – e isso já estamos fazendo. Vamos estudar com calma. Tenho conversado bastante com o Cristiano para nós fortalecermos ao máximo os setores para deixarmos o grupo forte para a Série A.

MidiaNews – O dirigente Cristiano Dresch disse que o principal desafio do time será se manter na Série A. Esse também é um pensamento da comissão técnica?

Alberto Valentim – Todo mundo sabe é que o nosso primeiro objetivo é a permanência na Série A. Estamos trabalhando focado nisso, e é lógico que permanecer na Série A depois te dá oportunidades. Por exemplo, de disputar uma Copa Sul-Americana. Mas primeiro a gente vai neste objetivo e depois, quem sabe, procurar coisas maiores.

MidiaNews – Acha que esse bom momento do Cuiabá poderá ser um incentivo para fortalecer o futebol de Mato Grosso?

Alberto Valentim – Com certeza. Não só do Estado, mas o Brasil ganha com o time. É um time sério. Comentando com colegas, com amigos, a gente torce para clubes que têm ambições, que são sérios, que querem qualificar, não só dentro do campo, mas a gestão, enfim… O Brasil precisa disso, e o Estado ganha com o Cuiabá na Série A.

MidiaNews – O que o torcedor do Cuiabá pode esperar do time no Brasileirão?

Alberto Valentim – Esperar um time que vai se entregar ao máximo, guerreiro, muito organizado. Vai saber muito bem as fases do jogo. A hora de defender, vamos defender com muita seriedade, com muita entrega. E depois vamos procurar jogar também. O futebol da Série A pede isso, pede uma intensidade forte e a união de quantidade com a qualidade.

MidiaNews – Cuiabá enfrentou o Dom Bosco no último domingo, venceu por 2 a 0. Agora, o que esperar desse duplo confronto pelas quartas de final do Estadual?

Alberto Valetim – Vai ser mais difícil ainda. Em se tratando de mata-mata, é atenção redobrada. Tivemos um experiência muito ruim na Copa do Brasil [eliminação para o 4 de Julho do Piauí], por se tratar de uma final para gente. Temos que levar isso pro jogo, não só ficar falando. Temos que transferir essa importância para dentro do campo.

Estamos nos preparando. A semana foi cheia, tivemos a oportunidade de treinar mais, nos conhecermos mais. Os jogadores vão pegando a cada dia o que temos de proposta pro jogo.

MidiaNews – O meia Élvis Araujo saiu do Cuiabá e foi para o Goiás. Pesa em um certo ponto a saída do jogador?

Alberto Valentim – É um jogador importante, de qualidade técnica. Agora, temos outros jogadores aqui. O Rikelme [Fernandes, meia] já deu uma resposta boa, nós temos o Alan [Mendez, atacante] que também joga naquela posição. O clube já está a procura de reforços.

Então sai um jogador importante, mas a gente vai qualificar o elenco para a temporada toda.

Fonte: Midianews